Agronegócios

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a a semeadura da safra de milho no Estado avançou 0,55 ponto percentual na semana passada e concluído. No comparativo com o ano passado e a média dos últimos cinco anos, os trabalhos a campo na temporada ficaram mais adiantados.

“Por todo o período de semeadura no Estado, a safra 2023/24 ficou à frente da evolução da temporada 2022/23, e ainda fechou com mais de 90% das áreas dentro da janela considerada “ideal” (28 fevereiro) em Mato Grosso. Para as próximas semanas as atenções se voltam cada vez mais para as condições climáticas, já que são fatores decisivos para o desenvolvimento da cultura no estado, principalmente, para a definição da produtividade”, aponta o instituto, no boletim semanal.

“Assim, de acordo com as previsões do NOAA, é esperado que na semana (25/03 a 31/03) a maior parte de Mato Grosso receba chuvas acima dos 75 milímetros, podendo chegar a até 135 mm em algumas regiões, o que pode ser visto como um cenário positivo”, conclui.

A previsão é de 6,94 milhões de hectares de milho em Mato Grosso e, no início do plantio, a projeção era de 7% menor.