PODER EXECUTIVO

Com 8,28, Sorriso sobe no ranking do Previne Brasil

O desempenho de Sorriso segue ascendente no ranking do Programa Previne Brasil. Se em 2022, o Município alcançou a nota 7,7, e nos primeiros quatro meses do ano o índice chegou em 8,26, o resultado deste segundo quadrimestre é a nota 8,28.

Instituído pela portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, o programa Previne Brasil foi implantado em 2020. Por meio dele, o financiamento, ou seja, o envio de recursos financeiros leva em consideração os municípios que concentram esforços nas ações preventivas de saúde.  Basicamente, as formas de repasse têm base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como prioridade a estruturação de um financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas à atenção primária e estreitar laços entre população e equipe de profissionais.

A “atenção primária” pode ser resumida na máxima “a prevenção é o melhor remédio”. E a frase, que é um chavão, mas é sim, uma grande verdade, aplica-se às consultas de rotina nas unidades no posto de saúde, à visita regular ao dentista (antes que a dor de dente se instale), à realização do pré-natal das gestantes, a manutenção da carteira de vacinação sempre em dia, ao controle de doenças crônicas, por exemplo.

Em Sorriso, mensalmente, agentes comunitários de saúde (ACSs), visitam quase 14,5 mil domicílios, o que resultou no alcance de mais de 46 mil sorrisenses por meio das visitas. Outros números que ajudaram a compor o 8,28 são os ligados ao cuidado com a saúde bucal, com uma média mensal de mais de 16 mil  atendimentos de atenção primária; e mais de 2 mil em média e alta complexidade (como o canal por exemplo).

Outro dado que também evidencia a atuação das equipes da rede básica neste segundo quadrimestre foi o atendimento de enfermagem. Em média, todo mês, são realizados mais de 68 mil procedimentos na atenção primária, e cerca de 60 mil na média e alta complexidade. Quanto às consultas médicas nas unidades de saúde, a média é de 30 mil consultas mensais, lista Luís Fábio.

“É um trabalho muito intenso feito por nossas equipes e aqui destaco a importância da ação de cada profissional, de cada elo desta engrenagem que tem como objetivo principal manter a saúde das pessoas, ou seja, evitar que adoeçam, a partir do cuidado rotineiro com seu bem-estar”, destaca o secretário, lembrando que ainda é possível melhorar.

“Se você  ainda não fez seus exames de rotina, se está com a carteira de vacinação desatualizada, se faz tempo que não visita o dentista, por favor, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e cuide de um bem preciosíssimo, que é a sua saúde”, convida o gestor, lembrando que papais, mamães, ou outros responsáveis legais por crianças e adolescentes têm também esta obrigação, assim como os responsáveis por idosos.

“Precisamos mudar a cultura de que ‘só vai ao médico quem está doente’, pois, o ato de ir ao médico, ir ao posto de saúde para ações preventivas, evita que fiquemos doentes”, reforça, lembrando que a meta é ter uma nota ainda melhor no fim do ano. E aí, que tal tirar um 10 cuidando da sua saúde?

Tags

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Arquivo