Geral

Com 28 focos de criadouros da dengue, agentes fazem ação de bloqueio no bairro União

Com a notificação de dois casos e a coleta de amostras e confirmação de 28 focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental retornou ontem, 28 de março, ao bairro União. No fim da tarde os agentes realizaram o bloqueio com aplicação de inseticida no bairro. As amostras foram coletadas na sexta-feira, 24, e tiveram os resultados divulgados ontem. O número equivale a equivale a 12,12% do total de imóveis do União que conta 231 imóveis cadastrados.

Outro fator que preocupa é o índice de infestação do mosquito por ciclo: no segundo ciclo  de acompanhamento de 2023 o União aparece com 15,33% de infestação. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

“Como a situação do União é atípica e preocupante pela quantidade de larvas positivas e diante dessas duas notificações, optamos pela aplicação imediata do bloqueio no bairro como prevenção”, frisa a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno.

Contudo, Claudete lembra que “a melhor forma de acabamos com o mosquito da dengue é eliminar os criadouros e isso todos nós podemos e devemos fazer em casa. São ações como verificar todos os recipientes que possam acumular água parada, limpar calhas, limpar o quintal; pois a ação do inseticida é momentânea e sem a mudança de hábitos não resolve”, diz.

Inseticida

O secretário de Saúde e saneamento, Luis Fábio Marchioro, aproveita para detalhar que a Secretaria tem recebido várias solicitações dos moradores para a aplicação de inseticida devido à grande quantidade de mosquitos na área urbana do Município. Porém, há critérios para a aplicação do inseticida. Geralmente, o produto é enviado pelo Ministério da Saúde e só pode ser aplicado quando há ou notificação de caso suspeito ou a confirmação de caso como ocorreu ontem no União. Sem a notificação não há como aplicar o veneno, pois não haverá a reposição da quantia usada por parte do MS.

“O veneno mata apenas o mosquito que estiver voando; ele não elimina mosquitos pousados ou as larvas. Então, a melhor recomendação é a eliminação, mantendo tudo limpo”, diz. Quando há confirmação ou suspeitas de casos de dengue, o inseticida é imediatamente aplicado em todo o quarteirão do local de suspeita ou confirmação.

Além da aplicação de inseticida, o Município instituiu o calendário permanente de coleta de resíduos sólidos para descartes e tem realizado mutirões de limpeza para evitar a proliferação tanto do mosquito como de outros animais peçonhentos.