Geral

Central de Transplantes em MT faz 1ª cirurgia do ano e 5 pacientes receberão fígado, rins e córneas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de Saúde fez, o primeiro processo de captação de órgão do ano e, graças à solidariedade da família dos doadores, cinco pacientes Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo, que estão na fila para receber órgãos, vão ter um fígado, dois rins e duas córneas

A captação foi no Hospital Municipal de Cuiabá, a ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília. A logística para execução do procedimento teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Vemos a importância do SUS desde o trabalho dos profissionais na sensibilização da família do potencial doador até a conclusão do processo. A secretaria investe na qualificação dos profissionais da saúde desta área, para que outras pessoas tenham a chance de sobreviver através de um gesto tão nobre, que nos deixa eternamente gratos”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu às famílias doadoras e também os profissionais envolvidos e “parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações”, diz.

Em 2023, Mato Grosso fez sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal. Houve a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.

Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços, informa a assessoria.

 

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)