Geral

Capital agronegócio brasileiro, Sorriso também é a nº 1 em sustentabilidade

Além dos campos de cultivos agrícolas ocupam 65% da área total no município de  Sorriso (MT) , a grande vocação da cidade também está voltada para a sustentabilidade. Na qual, é  referência número um como mostra o prêmio Cidades Sustentáveis ​​obtido recentemente.

 

A capital do agronegócio e suas qualidades ambientais são o tema do  episódio 33  do MT Sustentável.

 

O troféu e o certificado foram entregues em São Paulo ao secretário de Agricultura, Meio Ambiente e de Ciências e Tecnologia do município, Marcelo Lincoln. A cidade concorreu com outros 14 municípios com população média, na categoria Econômico do Prêmio Cidades Sustentáveis.

 

“Fomos contemplados campeões a nível nacional. Ganhamos o título de sustentabilidade, através desses projetos que fazemos em nosso município e que também a sociedade tem ajudado muito. Então eu falo que é uma somatória de ajudas em querer fazer, das pessoas se comprometerem, aquilo que estava falando”, explica Lincoln.

 

Foi a quarta edição do prêmio, concedida pelo  Instituto Cidades Sustentáveis . Em 2012 o instituto criou o programa Cidades Sustentáveis ​​onde participa 293 municípios brasileiros e 16 capitais.

 

Sorriso é signatário desde 2021. A coordenadora do programa explica, que ao fazer parte do programa, o município assume o compromisso de realizar diagnósticos a partir de indicadores sistas à agenda 20/30 da ONU, e aos 17 ODSs- objetivos de desenvolvimento sustentável.

 

“É nas cidades que a gente vai conseguir melhorar a qualidade de vida da população, melhorar esses indicadores e consequentemente atingir as metas nacionais e as globais. Então eu acho que é um conjunto, mas volto a dizer que os governos locais têm um papel fundamental na implementação da agenda 2030 e das ODSs”, pontua Zuleica Goulart, coordenadora do programa Cidades Sustentáveis.

 

Resultados da safra

 

Na safra deste ano foram plantados 587 mil hectares de soja, 485 mil de milho e 59 mil hectares de algodão. As médias de produção nos últimos quatro anos se mantêm na casa de dois milhões de toneladas de soja, três milhões de toneladas de milho e 160 mil toneladas de algodão.

 

E as boas práticas que trouxeram ao município mato-grossense o prêmio Cidades Sustentáveis, fazem parte do programa chamado Eco Sorriso. Um programa abrangente que vai desde a coleta seletiva do lixo, ao bom uso de ambientes públicos e projetos educacionais.