Geral

Campeonato de robótica deve ter mais de 160 alunos da rede municipal em Sorriso

O 1º campeonato de robótica direcionado aos alunos do ensino fundamental e rede municipal começa neste sábado, na quadra poliesportiva da escola Ivete Lourdes e contará com a participação de 37 equipes de alunos de 6 a 12 anos idade. Serão mais de 160 alunos, de seis escolas sorrisenses, envolvidos nas atividades competitivas com protótipos criados pelos estudantes durante as dinâmicas das aulas. Os espectadores vão poder prestigiar, corrida de robôs, sumô de robôs e dança robótica, além de apresentações de projetos científicos, elaborados durante as aulas práticas da disciplina. Os mais bem colocados receberão premiações.

“Esse é um momento em que os estudantes apresentam seus rendimentos obtidos durante as aulas, além de serem instigados a testarem seu conhecimento e a fazer novas descobertas. Essas competições acabam nos auxiliando nas avaliações em que identificamos o nível de interesse e aprendizagem de cada aluno, através das suas criações”, diz a coordenadora pedagógica de Robótica Educacional, Maria Cecilia Lira.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ressalta que desde que a Robótica começou a fazer parte da rotina dos estudantes, tem melhorado a assiduidade e desempenho dos alunos em sala de aula. A disciplina acaba se tornando um atrativo a mais para o interesse no ingresso do campo tecnológico e da programação. A participação e incentivo da família, são aliados necessários que colaboram muito no desenvolvimento de cada aluno.

“A chegada da Robótica nas unidades de ensino em Sorriso, tem despertado muito o interesse e a curiosidade dos alunos, que querem aprender como são feitos os objetos e a funcionalidade das coisas. Essa é uma oportunidade que eles podem usar toda sua criatividade na elaboração de projetos e mostrar suas habilidades, e nós, na descoberta de novos talentos para a engenharia, pesquisa científica, tecnológica e áreas afins,” cita.

A robótica foi incluída na rede de ensino em Sorriso, em abril de 2021, e de lá para cá, o aproveitamento dos estudantes tem sido 100%, como frisa a secretária de Educação. “Hoje temos mais de 4000 alunos praticando a Robótica em sala de aula, tivemos uma boa aceitação dos alunos que compreenderam que poucas escolas no nosso país ofertam essa disciplina, isso, de qualquer forma acaba contribuindo também em outras matérias, sobretudo, de exatas”, disse, através da assessoria.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)