Geral

Câmeras de vigilância reforçam segurança nas ruas e escolas de Sorriso

Por meio do Programa “Sorriso Mais Segura”, formalizado em 2021, o município de Sorriso passou a contar com mais de 70 câmeras de vigilância, que foram instaladas em vários pontos do perímetro urbano, além de 20 câmeras OCR que foram dispostas em diversos locais para o monitoramento da cidade. Neste ano de 2023, a Prefeitura de Sorriso aderiu ao projeto do Governo do Estado, o “Vigia Mais MT” e já foram entregues para o município 345 câmeras de vigilância. São equipamentos de ponta, câmeras modernas que serão instaladas em pontos estratégicos para realizar a vigilância por meio de um sistema interligado de monitoramento, no qual os dados são enviados ao sistema de segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública e compartilhados com todas as forças de segurança, como a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal.

Sorriso passou a contar com mais de 70 câmeras de vigilância — Foto: Assessoria

Sorriso passou a contar com mais de 70 câmeras de vigilância — Foto: Assessoria

O secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso, José Carlos Moura diz que as câmeras já começaram a ser instaladas. “Já recebemos 345 câmeras do Governo do Estado, por meio do programa estadual Vigia Mais MT, que estão em fase de instalação, algumas delas já estão interligadas ao sistema de segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no CIOSP, em Cuiabá. Tanto a Polícia Militar, quanto a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal têm acesso a essas imagens para ajudar no combate à criminalidade”.

O lote de equipamentos que foram encaminhados para o município de Sorriso inclui 345 câmeras — Foto: Assessoria

O lote de equipamentos que foram encaminhados para o município de Sorriso inclui 345 câmeras — Foto: Assessoria

O prefeito Ari Lafin falou da importância desse projeto e o que isso significa. “É nossa cidade sendo monitorada 24 horas com equipamentos modernos, com câmeras de alta resolutividade de até dois quilômetros, com nitidez. Há um planejamento que as entradas e saídas da cidade sejam vigiadas, através das forças de segurança, ajudando a desvendar crimes como furtos, assaltos, roubos de veículos, sequestros, isso traz uma segurança e que a cidade evite crimes que muitas vezes são premeditados por quadrilhas. Hoje o sistema já está com cerca de 70% implantado. Sorriso é a primeira cidade no estado de Mato Grosso a contar com esse sistema e se cumprirmos a meta podemos receber mais equipamentos por parte do governo”.

O lote de equipamentos que foram encaminhados para o município de Sorriso inclui 345 câmeras, sendo 299 fixas, 23 speed domes (câmeras com zoom óptico, destinadas para grandes ambientes) e 23 OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos); 46 switchs, 46 nobreaks e 46 armários.

Para definir os pontos em que os equipamentos serão instalados, foi feito um mapeamento da cidade para identificar os pontos mais críticos que necessitam do monitoramento como ferramenta para a prevenção e repressão a crimes.

 

O programa “Vigia Mais MT” faz parte de um conceito de cidade monitorada com tecnologia de inteligência artificial, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas forças de segurança e aumentar a sensação de segurança para a população. O programa prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com um investimento da ordem de R$ 30 milhões.

 

Para definir os pontos em que os equipamentos serão instalados, foi feito um mapeamento da cidade para identificar os pontos mais críticos — Foto: Assessoria

Para definir os pontos em que os equipamentos serão instalados, foi feito um mapeamento da cidade para identificar os pontos mais críticos — Foto: Assessoria

Escolas mais seguras

Contratação e treinamento de vigilantes, instalação de câmeras de monitoramento, aquisição de detectores de metal e a implantação do “botão de pânico”, essas foram algumas das ações implementadas pela Comissão Pró Segurança Escolar, com o objetivo de reforçar a segurança em instituições de ensino, tanto da rede pública e privada.

As medidas foram tomadas seguindo o Protocolo de Segurança Escolar estabelecido pela comissão, como forma de prevenção a situações de violência que foram enfrentadas em algumas cidades do País, que foram alvos de ataques em escolas e deixaram toda comunidade escolar apreensiva e com sensação de insegurança.

Também integra o conjunto de ações, a capacitação de profissionais que trabalham na vigilância das escolas, bem como a implementação de projetos voltados a comunidade escolar como o “Círculo de Paz”, desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário.

Além disso, outras medidas foram tomadas para proporcionar um ambiente seguro tanto para as crianças e adolescentes, quanto para os profissionais da educação.

O programa “Vigia Mais MT” faz parte de um conceito de cidade monitorada com tecnologia de inteligência artificial — Foto: Assessoria

O programa “Vigia Mais MT” faz parte de um conceito de cidade monitorada com tecnologia de inteligência artificial — Foto: Assessoria

Medidas implementadas

 

  • Ampliação da ronda escolar em todas as instituições de ensino de Sorriso;
  • Contratação e treinamento de vigilantes para atuar nas unidades municipais;
  • Elaboração do Protocolo de Segurança Escolar;
  • Instalação de câmeras de monitoramento nas unidades da rede pública;
  • Implantação do aplicativo “Botão de Pânico”;
  • Implantação do projeto Círculo de Paz em todas as instituições de ensino (Parceiro com o Poder Judiciário);
  • Aquisição de detectores de metal e treinamento para uso do equipamento;
  • Projeto “Busca Ativa” (Parceria com a PM e o CBM);
  • Termo de Cooperação Técnica para ampliação de atendimento psicológico nas instituições da rede pública;
  • Implantação da Rede Integrada de Prevenção à ataques à Escolas de Sorriso.

 

Instalação de câmeras de monitoramento nas unidades da rede pública; — Foto: Assessoria

Instalação de câmeras de monitoramento nas unidades da rede pública; — Foto: Assessoria

Prevenção por meio de projetos sociais, esportivos e culturais

A Prefeitura de Sorriso trabalha intensamente na prevenção, através de projetos sociais, esportivos e culturais para envolver as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para que tenham uma ocupação no contra turno escolar, para que esses jovens não sejam convocados para o mundo do crime. “A prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Esportes e da Secretaria de Cultura desenvolvem vários projetos para evitar que isso aconteça, para mostrar aos jovens que esse mundo do tráfico de drogas, de facções criminosas não é o melhor.

Alguns dos projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social são o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e o “Projeto Luz do Amanhã” desenvolvidos pela Polícia Militar. O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Almeida comentou sobre esta parceria. “Para o PROERD, há um termo de cooperação entre o Estado e o Município, onde o município custeia o material e a PM entra com um policial qualificado para ministrar o projeto. Outro projeto é o Luz do Amanhã, que também tem um termo entre o Estado e Município em que cerca de 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social vem para dentro do quartel, para participar do projeto. O município dá todo suporte com alimentação, assistência médica, transporte escolar e outras situações que o município arca para que essas crianças e adolescentes participem das atividades do projeto e não fiquem ociosas nas ruas”.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social e primeira dama de Sorriso, Jucélia Ferro esses projetos sociais tem contribuído para a redução da criminalidade no município. “Através do projeto “Luz do Amanhã”, desenvolvido durante todo o ano pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar, onde acolhemos os jovens em período de contra turno escolar, tem fortalecido muito os adolescentes no sentido de evitar o caminho das drogas, e temos o Projeto Bombeiros do Futuro, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros de Sorriso e o “Projeto Aprendiz Legal”, onde fomentamos os adolescentes a buscar o seu primeiro emprego, com todas as orientações, mostramos diferentes profissões e os exemplos de pessoas que deram certo em seus trabalhos. Também temos o projeto AABB Comunidade, todos esses projetos contribuem para a evolução desses jovens, para fortalecer os vínculos e fazer com que os jovens sejam incluídos na sociedade”.

A Prefeitura de Sorriso trabalha intensamente na prevenção, através de projetos sociais, esportivos e culturais — Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sorriso trabalha intensamente na prevenção, através de projetos sociais, esportivos e culturais — Foto: Assessoria