Geral

Cachorro vinagre resgatado em Sorriso e encaminhado a parque ecológico no Pará

A secretaria estadual de Meio Ambiente levou um cachorro vinagre que foi resgatado em Mato Grosso para o BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas (PA). O animal selvagem consta na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção na categoria Vulnerável (VU), publicada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima.

A fêmea adulta foi encontrada pela concessionária Via Brasil próximo à rodovia, na região de Sorriso. A equipe entrou em contato com a Sema, que encaminhou o animal silvestre para uma clínica de Sorriso, credenciada pela secretaria.

Os exames constataram uma boa condição física, sem traumas e fraturas, além de descartar as suspeitas de atropelamento. Desta forma, após passar por tratamentos hormonais para viabilizar a reprodução, a fêmea foi liberada.

“Por ser um animal silvestre de alto peso ecológico e considerando o risco de contaminação de outros animais domésticos por estar em uma clínica, organizamos o transporte terrestre para que a fêmea de cachorro vinagre fosse enviada em segurança para um recinto apropriado no estado do Pará, importante para a conservação da espécie”, explicou o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Eder Toledo.

No BioParque, a fêmea ficará em quarentena e será colocada em um recinto definitivo onde já tem um macho da mesma espécie, que foi levado também pela Sema em 2020, com a intenção de reproduzir para perpetuar a espécie. 

Redação Só Notícias (foto: assessoria)