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Buracos, imprudência e falta de sinalização elevam perigo na MT-010

Repleta de buracos, sinalização precária e com as margens tomadas pelo matagal. Estas são as condições da rodovia Helder Cândia (MT-010), principal via de acesso para quem sai de Cuiabá com destino ao Distrito de Nossa Senhora da Guia, Acorizal e Rosário Oeste.

O prédio onde deveria funcionar o posto da Polícia Militar Rodoviária está abandonado há 5 anos, o que reforça a reclamação de condutores quanto à falta de fiscalização na região.

Associado a estes fatores, a via tem registrado alto índice de acidentes automobilísticos, já que só este ano, 6 pessoas já morreram neste trecho. Número supera o total de 2022, quando 5 pessoas perderam a vida na rodovia.

Na tarde da última sexta-feira (24), a equipe de reportagem de A Gazeta percorreu a MT-010, mais conhecida como Estrada da Guia, de Cuiabá até o entroncamento que dá acesso às cidades de Acorizal e Rosário Oeste (62 km e 128 km ao norte de Cuiabá respectivamente).

Ao longo do trecho mencionado, o que não faltou foram buracos. Em algumas regiões, eles chegavam a emendar um ao outro, não dando outra alternativa aos motoristas a não ser passar por dentro deles. O resultado é o prejuízo financeiro causando por danos veiculares e em determinadas situações o risco da própria vida.

“Faço o percurso Cuiabá/Sinop há 4 anos, e a cada mês que passa a situação da MT-010 é pior. Não tem uma semana que não presencie acidentes graves nesta rodovia. O poder público parece ter fechado os olhos para ela, e enquanto isso pessoas estão morrendo”, desabafa o motorista Alen Alves, 46. Ele conta que se há perigos durante o dia, a noite a via se torna uma sentença de morte, que pode ser cumprida a qualquer momento, pois há pouca iluminação e a sinalização é praticamente inexistente.

“A gente se apega com Deus, ora, pede proteção e vai. Eu preciso trabalhar, então preciso fazer esse trecho constantemente”.

Segundo Alves, o período chuvoso também reforça a periculosidade da rodovia, já que os buracos acabam sendo cobertos pela água pluvial e a mata que fica às margens da via cresce ao ponto de invadir a pista.

“Daí os motoristas imprudentes ainda insistem em realizar ultrapassagens em locais proibidos, acabando muitas vezes em acidentes fatais. Além de melhorar a rodovia estruturalmente, é urgente e necessário o aumento da fiscalização”.