Agronegócios

Brasil é o 7° maior produtor mundial de cacau, e poderá aumentar sua produção em 60 mil toneladas em quatro anos

Foto: Cenário MT

CACAU

Com produção anual estimada em 250 mil toneladas, o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo e o setor estão em busca de expandir esses números. “Temos uma meta de ampliar nossos produtos em 60 mil toneladas em quatro anos”, afirma o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Waldeck Araujo. Foi celebrado dia 26 de março, o Dia do Cacau.

COOPERAÇÃO

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) conversou, por videoconferência, com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos da América, Tom Vilsack. A cooperação entre os dois países na área agrícola, com troca de informações baseadas na ciência, e compromissos com a produção sustentável pautaram a reunião.

MUDANÇAS

O s ministros da Agricultura de países da América do Sul se reuniram para debater a transformação dos sistemas agroalimentares rumo ao desenvolvimento sustentável e tratar de uma posição conjunta para a Cúpula Sobre Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que a América do Sul terá um papel de protagonismo nas próximas décadas no atendimento sustentável da crescente demanda mundial por alimentos.

AGRADECIMENTO

Após 44 anos de carreira jurídica, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças formalizou a sua aposentadoria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Sociedade Rural Brasileira fez um agradecimento especial a este que é um dos principais nomes da área jurídica no Brasil. Foi enviado um ofício ao magistrado, destacando que a sua gestão no TJ-SP pode ser considerada um marco na história da justiça paulista. No documento assinado pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, a entidade parabeniza e agradece os serviços prestados por Manoel de Queiroz Pereira Calças ao judiciário brasileiro.

COMUNICAÇÃO

O ataque contra o agronegócio brasileiro tem sido cada vez maior, ainda mais quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade. Mas será que a produção brasileira de soja é uma vilã? Durante debate online organizado pelo Projeto Soja Brasil e a Aprosoja Brasil, que contou com especialistas sobre o tema, a resposta foi categórica: a soja brasileira já é a mais sustentável do mundo. Entretanto, eles acreditam que ainda falta uma comunicação mais eficiente para responder às críticas, já que dados provam isso.

ESTADOS

O Grupo Técnico de Sanidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, para discutir a atuação dos estados na concessão do Selo Arte e um projeto de lei que propõe a expansão do Selo para produtos de origem vegetal e bebidas. O Selo Arte, criado em 14 de junho de 2018, chancela a qualidade dos produtos de origem animal produzidos de forma artesanal e permite a comercialização em todo o território nacional.

REGULARIZAÇÃO

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo, afirmou que o órgão deve emitir em 2021 mais de 130 mil títulos em glebas públicas federais, sendo que 80.427 mil nos estados da Amazônia Legal. O tema foi um dos itens da pauta da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

NEUTRALIDADE

O outono começou em 20 de março e deverá se estender até o dia 21 de junho. A estação, em geral, é marcada por menor umidade e oscilações acentuadas de temperaturas no sul do Brasil. A previsão é de neutralidade no outono, período que assinala o início da semeadura dos cereais de inverno. De acordo com Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo, o outono é a estação com a menor quantidade de chuvas ao longo do ano no sul do Brasil.

ESTOQUES

Entre os dias 5 e 23 de abril, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai disponibilizar a plataforma para que produtores e indústrias de arroz, café e trigo participem da pesquisa dos estoques privados. O levantamento será feito em todas as regiões do país e mostrará o volume disponível de cada produto para comercialização.


Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com