Geral

Bolsonaristas mantêm acampamento em Cuiabá após posse de Lula

Os bolsonaristas em frente à 13º Brigada da Infantaria Militar, na avenida do CPA, em Cuiabá, permanecem acampados há 65 dias. Mesmo depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eles continuam esperando por uma intervenção das Forças Armadas.

Na tarde desta segunda-feira (2), o clima tenso se instalou no acampamento. Um dos apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro, subiu no carro elétrico para que todos ouvissem a nova ordem: "Sem entrevistas. Não damos entrevistas para repórteres". Isso ocorreu após expulsarem a equipe de uma emissora da região.

O grupo permanece acampado desde o resultado das eleições presidenciais, em outubro do ano passado, no qual Jair Bolsorano (PL) tentou a reeleição e perdeu a disputa. O novo governo eleito assumiu oficialmente na tarde deste domingo (1º) após a cerimônia de posse no Palácio do Planalto e no Congresso. Na sexta-feira (30), Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos.

Em Cuiabá, o acampamento de bolsonaristas que contestam o resultado das urnas ainda se mantém de pé. Durante o dia tem pouco movimento, com vários idosos e, à noite, costuma reunir mais apoiadores.

Próximo ao muro do quartel, foi erguido um altar com a imagem de Jesus Cristo, Nossa Senhora e outros santos, onde sempre há até três bolsonaristas de vigília. Uma faixa acima da barraca mostra as intenções: "Rezem pelo Brasil". Em dado momento da roda de oração ocorre um coro de "Que Deus nos livre do comunismo".

O acampamento é separado em duas partes, uma fica dentro do quarteirão do Exército, onde fica o altar de orações e um refeitório coberto instalado diante do portão de entrada do quartel. A segunda parte fica no canteiro no meio da avenida do CPA, agora com poucas lonas.

Um dos bolsonaristas acampados desde o primeiro dia afirmou que não pretende sair de lá.

"Enquanto ele (Lula) não estiver morando na casa presidencial, assinar ofício no cartório, enquanto não provarem o código fonte (do Tribunal Superior Eleitoral), eu vou ficar aqui, se todo mundo desistir, eu fico aqui, só eu e minha sombra", disse.