Saúde

Banco de sangue de Sorriso faz campanha para salvar vidas

Foto: Ilustrativa

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (25), hemocentros do Brasil se uniram na campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação inédita vai até o dia 28 e pretende ressaltar a importância desse gesto, especialmente durante a pandemia de covid-19, já que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Em Sorriso, o banco de sangue do Hospital Regional de Sorriso (HRS), a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sorriso (UCT), também se uniu à campanha. “Hoje é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e a Unidade de coleta e Transfusão do Hospital Regional de Sorriso gostaria de parabenizar e agradecer a todos os doadores de sangue, que com esse gesto nobre salvam vidas”, frisou a coordenadora da UCT, Adriane Spézia.

A campanha em Sorriso também segue até 28 de novembro, com horário de atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para evitar aglomerações é preciso agendar a doação, pelo telefone (66) 3907-7118.

“O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das datas comemorativas de fim de ano, torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão”, destacou Adriane.

Ela explica que para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (menores precisam estar acompanhados do pai ou da mãe), peso superior a 50 Kg e trazer um documento com foto. O Banco de Sangue fica na avenida Porto alegre, n° 3125, anexo ao Hospital Regional.

Números

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. A estatística fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e também dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Texto: Redação Portal Sorriso