Geral

BALÍSTICA ALTERNATIVA

As Forças de Segurança Pública de Mato Grosso participaram na manhã desta sexta-feira (24) da demonstração de um equipamento menos letal, o Alternative Ballistics (balística alternativa), que foi lançado nos Estados Unidos em janeiro deste ano. A reunião articulada pelo deputado federal Coronel Assis (União-MT) contou com demonstração prática de como funciona a nova tecnologia. O evento foi realizado na Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Cuiabá. 

“Entendo que nossas Forças de Segurança são muito técnicas e bem treinadas, e que já seguem as recomendações do uso escalonado da força, mas é importante também conhecer novas alternativas, que neste caso utiliza da energia cinética e que tem no mesmo dispositivo uma possibilidade de utilizar disparo não letal e depois poder utilizar o disparo letal de forma imediata”, explica o deputado Coronel Assis. 

O equipamento consiste em um acessório que possui uma capsula de metal acoplada na ponta de uma estrutura de plástico e que é encaixada na pistola. Quando o policial realiza o primeiro disparo, o projétil é encapsulado na bola de metal, que reduz em aproximadamente 80% da velocidade do disparo. Ao atingir o alvo é capaz de imobilizar, sem ser letal. 

De acordo com o tenente-coronel da reserva do Estado do Amazonas, Ubirajara Rossi, e responsável pela empresa que está trazendo a tecnologia para o Brasil, a nova tecnologia “é uma ferramenta para que possa ter mais uma solução para preservar a vida do agressor e também do policial. É uma solução menos letal utilizada em uma solução letal manuseada pelo policial”. 

O evento contou com participação de representantes do Governo do Estado de Mato Grosso, do Comando da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Exército Brasileiro e integrantes dos Batalhões da Polícia Militar da capital.