PODER LEGISLATIVO

Autoridades participam do lançamento da colheita de milho em Sorriso

Na última quarta-feira, 07 de junho, aconteceu o lançamento da colheita da safrinha de milho 2023 em Sorriso. O ato simbólico ocorreu na Fazenda Talismã, no Distrito de Caravágio, e contou com a presença do deputado federal Coronel Assis (União-MT); do prefeito Ari Lafin; do presidente da Câmara de Vereadores, Iago Mella; do secretário de Governo, Hilton Polesello; do prefeito de Nova Ubiratã, Edegar Bernardi (Neninho) e o vice, Adilson Luiz; do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, Ten Cel Jorge Almeida; do comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar de Sinop, coronel Wesney de Castro Sodré; e do comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), capitão Daniel Alves, além de policiais da Força Tática e do Patrulhamento Rural.  

“Estamos aqui hoje abrindo a colheita do milho em Sorriso que já vem avançando e se desenha para uma safra record, e também vendo o início do plantio do feijão”, disse Iago.  

Para o deputado Coronel Assis, a visita foi importante para estreitar laços com a classe produtora e mostrar a força do agro. “Participar deste início da colheita do milho em Sorriso foi importante para mostrar o quão dispendioso é produzi no Brasil e que a classe produtora precisa ser valorizada. Estamos lá no Congresso lutando pelo setor que gera emprego e traz sustento ao país”, afirmou o deputado. “Muito importante estarmos aqui ouvindo as demandas, para que juntos possamos construir políticas que façam bem a quem mais precisa que é o povo mato-grossense”, complementou.

Estadualização da Estrada Sodema

Dentre as demandas apresentadas ao deputado federal, esteve o pedido de gestão junto a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA) para a estadualização da Estrada Sodema, no trecho de extensão de 29,78 Km, que abrange os municípios de Vera, Sorriso e Nova Ubiratã e integra as rodovias estaduais MT-242/BR-242 com a MT-140.

Conforme os produtores, a estadualização da rodovia e consequentemente a pavimentação será de fundamental importância para o escoamento da produção agrícola da região, que conta com uma expressiva área de cultivo de algodão, soja e milho. A medida gerará ainda economia nos custos de transporte da produção agrícola, encurtará caminho e facilitará o transporte escolar de estudantes da região.

“Abordamos temas muito importantes como a estadualização da estrada Sodema. Desta forma teremos condições melhores de avançar com o asfaltamento desta importante via”, destacou Iago.

Invasão de terras zero

Outro assunto debatido foi o combate à invasão de terras. Sorriso está instituindo um Protocolo de Segurança e Proteção à Propriedade Privada, num esforço conjunto entre os poderes Legislativo, Executivo e entidades ligadas ao setor rural, visando orientar os produtores como agir em casos de invasões, bem como preveni-las.  

Para Coronel Assis, que é membro da CPI do MST, a iniciativa é excelente no sentido de que garante que os proprietários tenham condições legais de se organizarem e atuarem preventivamente contra a invasão ilegal de terras. “A Constituição Brasileira garante o direito à propriedade e invasão de terra é crime. Por isso precisamos combater de maneira legal e decisiva e Sorriso sai na frente nesse quesito”, afirmou.

Um Projeto de Lei deverá ser sancionado em breve que visa desestimular possíveis invasores de terra em Sorriso. “Somando esforços ao protocolo contra invasões do MST criamos esta legislação para que aqueles que ainda insistirem em invadir terras em nossa cidade não tenham mais direito a moradias sociais, nem acesso a programas de assistência social do município”, frisou o presidente.

 

Tags

Imagens

Texto: Fabiola Ost

Fotos: Márcio Cavaletti