Geral

Aumenta procura por atendimento no Centro Especializado Sintomático Respiratório

Foto: Portal Sorriso

Após o acumulo de pedido de testes de Covid-19 deste fim de semana, o Centro Especializado Sintomático Respiratório de Sorriso amanheceu cheio ontem. Somente das 7h às 10h30min, foram feitas 131 coletas e 35 consultas. Conforme o boletim epidemiológico emitido hoje, foram contabilizados 640 pessoas com o vírus ativo no organismo. 

Ao todo, foram 129 casos positivos no fim de semana e mais 90 altas. Oito sorrisenses estão internados, dos quais 4 estão em enfermarias e 4 em leitos de UTI, dos quais 7 estão com o esquema vacinal incompleto e 1 não foi imunizado.

Ao Portal Sorriso, o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, informou, por telefone, que será estudada a viabilidade de serem feitas coletas no fim de semana para não sobrecarregar os atendimentos nas segundas. "Vamos estudar um período específico. Vamos trabalhando conforme a demanda. No momento, as internações são baixas e devido à extensão da vacinação no período noturno, têm sido aplicadas cerca de 150 a 160 vacinas por dia". 

Diferente do Hospital de Campanha, que funcionava 24 horas e que atendida qualquer paciente com sintomas gripais ou de Covid-19, o Centro Especializado Sintomático Respiratório é específico para a realização de testes e atendimento após a confirmação de que a pessoa tenha o coronavírus. Além disso, o Centro atende das 7 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. 

No posto de saúde, o médico analisa a data de início dos sintomas, e, caso esteja no período correto, o paciente vai para o Centro com o pedido do teste em mãos.