Agronegócios

Aumenta a produção de carne em Mato Grosso

A produção de carne bovina mato-grossense teve aumento 2,04%, ao passado, ante a 2021. O balanço acaba de ser concluído pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Setembro teve o melhor desempenho sendo 30,08% maior o volume produzido em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreu a confirmação dos dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina atípico no país.

O aumento na produção anual foi pautado pelo ritmo de alta nas exportações no ano passado e pelo aumento nos abates do estado (+1,73% no mesmo comparativo) com o total de 4,69 milhões de bovinos abatidos, impulsionado principalmente pela intensificação no descarte de matrizes, que resultou em 1,85 milhão de fêmeas enviadas ao gancho (+9,41% em relação a 2021).

Como resultado da maior participação de fêmeas nos abates, o rendimento médio não apresentou grandes ajustes em 2022 e a média foi de 19,14@/animal – aumento de 0,30% no comparativo anual, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)