Educação

Aulas presenciais são retomadas em 4 escolas da rede municipal de Sinop

Foto: Cenário MT

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, retornou ontem (22) às aulas presenciais, de forma híbrida e escalonada, em quatro escolas, sendo duas da educação fundamental e duas da educação infantil. A retomada segura do ano letivo presencial foi para aproximadamente 1.800 alunos e seguiu várias medidas de biossegurança, acompanhadas  pela secretária de educação, Sandra Donato e o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner. Nesse primeiro momento, será feita uma avaliação continuada desse retorno, para dar continuidade no cronograma previamente definido.

O calendário do ano letivo iniciou no dia 08 de fevereiro com as aulas online para toda a rede municipal, para aproximadamente 17.800 alunos. O ensino na modalidade remota, vai continuar para todas as instituições, mesmo com o retorno presencial em quatro escolas ontem (22). As primeiras unidades que retornaram presencialmente são: Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Aleixo Schenatto (625 alunos) e Taciana Balth Jordão (580 alunos), e também, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Monteiro Lobato (200 alunos) e Tatiana Belinky (400 alunos). Após isso, segue um cronograma de retorno semanal. Crianças de 0 a 3 anos continuam de maneira online.

Segundo o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o retorno é necessário, mas sem deixar de lado todas as medidas necessárias. “Tomamos essa decisão porque ano passado já foi a maior parte de forma online. Em conversas com pais, alunos e professores, o desejo era de retomar, de maneira segura, com todos os cuidados. A gente sabe que com os cuidados que estão sendo tomados, vai dar tudo certo. E agora com essa retomada, vamos avaliando, juntamente com as secretarias de educação e saúde, pra determinar os próximos passos e os cuidados necessários”, frisou.

O sistema híbrido funcionará da seguinte forma: 50% das aulas presenciais e outros 50% online. Os alunos serão divididos em dois grupos, em que parte estuda as terças e quintas e a outra parte as segundas e quartas. As sextas-feiras ficarão como dias pedagógicos para apoio, com atendimento de reforço previamente  agendado com professores. As demais unidades continuam na modalidade online e cada escola é responsável por disponibilizar o conteúdo digital para os alunos. O novo portal, com acesso pelo site, estará disponível a partir do dia 01 de março.

Para a secretária de educação, Sandra Donato, o retorno foi planejado para oferecer qualidade no ensino e segurança à comunidade escolar. “Nós gostaríamos de deixar a mensagem, que os pais se sintam seguros e encaminhem seus filhos para escola, porque nós tomamos todas as medidas necessárias. No entanto, os pais que não se sentirem seguros nesse momento, serão amparados, e vão poder continuar o ensino de forma remota, com a plataforma online, sem prejuízos para o ensino. Além disso, com os cuidados na escola, as crianças vão levar pra dentro de casa os ensinamentos de prevenção e combate ao coronavírus”, pontuou a secretária.

Para que não haja disseminação do vírus e contaminação dentro das escolas, a secretaria municipal de educação, está tomando todas as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde. Entre elas estão a higienização de objetos e ambientes;  higienização das mãos; disponibilização de tapetes sanitizantes e álcool em gel; distanciamento social, entre outras medidas de biossegurança e prevenção no ambiente escolar.

Antes do início das atividades, várias ações foram desenvolvidas para um planejamento seguro dessa retomada. O Comitê da Saúde, que atua no enfrentamento à Covid-19 em Sinop, ministrou palestras de treinamentos para os servidores da educação, para orientar sobre todas as medidas necessárias e os protocolos de biossegurança que devem ser adotados nas unidades escolares. Além de treinamentos, os profissionais da educação da rede municipal também passaram por testagem para detecção da Covid-19. Os profissionais serão testados com antecedência de cinco dias do retorno presencial de cada unidade escolar, conforme cronograma previamente organizado pela secretaria.

As próximas unidades a retornarem na modalidade presencial no dia 01 de março, são as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Basiliano do Carmo de Jesus e José Reinaldo De Oliveira, e também, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) São Francisco de Assis e Pequeno Príncipe. A secretaria segue com novas unidades retornando conforme cronograma abaixo:

CONFIRA O CRONOGRAMA DE RETORNO:

Escola Municipal de Educação Básica – EMEB

22/02 – Aleixo Schenatto e Taciana Balth Jordão

01/03 – Basiliano do Carmo de Jesus e José Reinaldo De Oliveira

08/03 – Valter Kunze e Leni Terezinha

15/03 – Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller e Uilibaldo Vieira Gobbo

22/03 – Ana Cristina de Sena e Armando Dias

29/03 – Lizamara A. de Almeida, Sadao Watanabe e Simão Flack

05/04 – Jurandir Liberino de Mesquita e Rodrigo Damasceno

12/04 – Maria Amaro de Souza e Silvana.

 

Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI

22/02 – Monteiro Lobato e Tatiana Belinky;

01/03 – São Francisco de Assis e Pequeno Príncipe;

08/03 – Alvorada e União;

15/03 – Cecília Meireles, Tempo de Infância e Gente Feliz;

22/03 – Armando Dias, Sylvia Orthof, Santo Antônio e Neuza Graff;

29/03 – Lizamara, Solange Ferronato e Gerson Pires;

05/04 – Elizete Dallabrida, Vinícius de Moraes e Camping Clube;

12/04 – Tarsila do Amaral, De Toda Gente e Silvana.