Geral

Atiaia Renováveis desenvolve projetos socioambientais em comunidades indígena do Xingu e Xavante

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis do Grupo Cornélio Brennand, possui como pilar estratégico a agenda ESG (do inglês Environmental, Social and Governance - ambiental, social e de governança corporativa) e entende que ser 100% renovável é ir além para assumir compromissos que promovam a transformação sustentável em toda a sociedade. Nesse sentido, há mais de 13 anos, a companhia desenvolve um trabalho de múltiplas facetas com as comunidades das Terras  Indígenas (TI) do Xingu e do Xavante, no Estado de Mato Grosso (MT). 

O Programa Básico Ambiental dos Componentes Indígenas teve início em 2008, com a elaboração do ECI (Estudo de Componente Indígena) dos povos indígenas na TI Xavante e na TI Xingu, localizadas no estado do Mato Grosso. Os levantamentos apontados pelo estudo foram aprovados pela FUNAI e pelos povos indígenas, estabelecendo alguns programas com viés ambiental, sociocultural e econômico, como por exemplo: Programa de Gestão do PBA, Programa de Comunicação Social, Programa de Desenvolvimento Social e Econômico, Programa de Sustentabilidade Etnoambiental, Programa de Apoio e Monitoramento Territorial e Ambiental, Programa de Infraestrutura e Capacitação em recuperação Ambiental, Programa de Fomento para as Práticas Alimentares, Programa de Saúde e Educação Ambiental, Programa de Fortalecimento das Organizações Indígenas e Programa de Valorização Cultural. 

No Programa de Gestão do PBA, por exemplo, foi estabelecida uma Comissão Gestora e dos Conselhos, formada por três caciques, um do alto, outro do médio e do baixo Xingu, para adquirirem programas de capacitação e também serem um ponto de apoio e comunicação nessas localidades. Já o  Programa de Comunicação Social instalou uma rádio comunitária, com o objetivo de ser um canal para receber reclamações, sugestões e denúncias sobre os programas implantados. O Programa de Infraestrutura e Capacitação em Recuperação Ambiental oferece, entre outras atividades, oficinas para a recuperação de áreas degradadas e construção de viveiros e/ou casas de sementes. 

Uma logomarca também foi criada para identificar as ações realizadas pelos programas, para dar maior visibilidade à causa e ao compromisso com a transformação sustentável. O nome designado para a logomarca foi Yakã, que significa rio, em guarani, o que reforça, também, a importância desse elemento da natureza na vida das comunidades indígenas.

“Preservar a vida humana de todas as formas, a biodiversidade e a sustentabilidade de onde vivemos é premissa da Atiaia Renováveis. Todas as ações que realizamos têm autorização tanto dos povos indígenas quanto da FUNAI, pois buscamos compreender e atender as necessidades dessa comunidade, sempre respeitando os valores, cultura e tradições. A atenção para o tema mostra que estamos atentos ao contexto social dos povos originários do nosso País, com o propósito de apoiar e colaborar de forma consistente e estruturada com os direitos dos povos indígenas.”, afirma Ligia Guedes, Gerente de Meio Ambiente na Atiaia Renováveis.  

Sobre a Atiaia Renováveis
A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as boas práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 376 MW, sendo 221 MW de usinas em operação e 155 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.