Geral

Após perder esposa, viúvo procura lar para 26 cães do casal

O casal Amauri Vitorino, de 54 anos, e Vera Lucia Faria Bastos, 67, decidiu se mudar de Blumenau, em Santa Catarina, para Cuiabá há 4 meses. Entretanto, a decisão não veio sozinha: eles trouxeram os 26 cães que adotaram ao longo da vida.

 

Porém, Vera faleceu, deixando seu Amauri em uma difícil situação. Ele precisa encontrar donos responsáveis para ficar com seus cães.


Diferente de muitas pessoas, que deixam para trás os cães alegando mudança e falta de condições, o casal é um exemplo de responsabilidade e afeto, pois se comprometeu a trazer todos os cães na mudança. O processo para trazer os bichos custou R$ 10,8 mil.


Os dois trabalhavam com reciclagem e viviam da pensão de Vera. De acordo com Amauri, quando ele conheceu a esposa há 17 anos, ela já tinha 4 cachorros. Desde então, eles passaram a resgatar todos os cães que encontraram em situação de abandono e maus-tratos nas ruas.

 

Reprodução

adoção casal

 

“A gente foi começando a resgatar na rua, aparecia no portão de casa, às vezes andando na estrada, víamos o bichinho precisando de ajuda e começamos a resgatar. Já chegamos a 36”, recorda.


Os animais eram levados religiosamente ao veterinário após o resgate. Muitos, inclusive, foram curados de doenças perigosas para animais, como parvovirose e cinomose.


Em outubro, decidiram se mudar para Cuiabá, pois a filha de Vera morava aqui. Com o prazo para deixarem a casa em que moravam em Blumenau batendo na porta, eles precisavam de uma solução urgente para não deixar os animais para trás.


Uma protetora de animais ajudou o casal, encontrando uma empresa de transporte especial para pets em Curitiba. Outra mulher, identificada apenas como Ester, fez a doação de R$ 10,8 mil para arcar com a despesa da mudança. “Dona Ester, uma pessoa muito querida”, elogia Amauri.


No avião, apenas Fofinha, uma pinscher muito apegada à Vera, acompanhou os dois. Infelizmente, a esposa de seu Amauri faleceu.


Por não ter familiares em Cuiabá e estar desempregado, Amauri precisa retornar para Blumenau. Ele vai ter que se mudar para uma kitnet, impossibilitando a volta dos 26 cães.


Além disso, ele está com dificuldades financeiras. Amauri conta que só tem ração para mais uma semana.


“Eu estava cuidando da minha esposa, não estou trabalhando, estou desempregado. A gente vivia da pensão dela e nós moramos de aluguel aqui. Não tenho como pagar o aluguel, tem um mês atrasado, nem sei como vai ser”, diz preocupado.


Com mais uma ajuda de protetores de animais, Amauri conseguiu fazer a adoção responsável de 19 cães. Agora, Tiririca, Chiquinha, Guerreira, Scub, Chimbica, Bradoque e Spaik precisam de um novo lar.


Quem quiser adotar os cães, pode entrar em contato com o protetor de animais Marlon Figueiredo, pelo telefone (65) 9913-7811.