Geral

Apicultores do Nortão se reúne em Sorriso para fomentar produção de mel

O 1º Encontro de Apicultura buscará conciliar o manejo de abelhas em meio a maior região produtora de grãos do país e difundirá novos conhecimentos para apicultores de Sorriso, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, dentre outros municípios cuja a apicultura está em expansão.  

Os organizadores convidaram especialistas ligados a instituições públicas como a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), além de representantes da iniciativa privada como é o caso da Bayer.  

“Durante o evento, estaremos compartilhando com os apicultores anos de experiência e de estudos desenvolvidos pela Empaer, a exemplo de; quais as abelhas que melhor se adaptaram ao nosso estado, a forma correta de captura de abelhas e como manter o exame livre de doenças que acometem as abelhas”, explica Armando Carlos da Silva Passini, engenheiro agrônomo da Empaer.

Os servidores também irão apresentar um portfólio com os serviços ofertados gratuitamente para os apicultores de Mato Grosso. O Indea mostrará a importância de cadastramento dos apiários e meliponários (locais onde são instaladas as colmeias), por meio do georreferenciamento, bem como os requisitos para o trânsito de colmeias e de abelhas rainhas, emissão de notificações obrigatórias e a educação sanitária. As adoções dessas medidas simples tendem a influenciar positivamente na convivência entre produtores rurais e apicultores.

“Preparamos um cronograma bem amplo a fim de atender as demandas dos apicultores mais experientes e, também aquelas pessoas que estejam interessadas em ingressar ou conhecer um pouco mais dessa promissora atividade”, explica, através da assessoria, o coordenador do programa VitaMel + da secretaria de Agricultura de Sorriso, Niki Nelson.

 

Só Notícias