Saúde

Alto índice de dengue em Sorriso soma 71 casos suspeitos e três com sinais de alarme

Foto: Google

Sorriso contabiliza neste mês de janeiro 71 casos suspeitos de dengue, 18 confirmados e outros três classificados como sinal de alarme. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde. O município está sob alerta, uma vez que, de acordo com o último levantamento do índice larvário, realizado pela Vigilância Ambiental, há 7,8% de infestação do mosquito na cidade enquanto o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Conforme levantamento apresentado à imprensa hoje, no mês de janeiro foram descartados 24 casos de dengue. Três pacientes foram diagnosticados com dengue com sinais de alerta, que podem incluir dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico); sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; hipotensão postural, dentre outros agravantes.

Informações obtidas pelo Portal Sorriso apontam que as três pessoas diagnosticadas com dengue com sinais de alarme são do distrito de Boa Esperança, e dos bairros Bom Jesus e Jardim dos Pinheiros III. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, as três pessoas foram medicadas, estiveram internadas no Hospital Regional de Sorriso (HRS), mas já tiveram alta e seguem sendo acompanhadas pelos agentes de saúde.

“Os números preocupam. Desde 2017, a Prefeitura implantou um calendário de coleta de resíduos sólidos em 2017. Cada um tem que limpar o seu lote. Quando partimos para os mutirões, ficamos preocupados de forma assustadora. Existem quintais que acumulam lixo. Estamos intensificando as equipes, mas essa é uma luta de todos. Não podemos perder vidas por dengue, Chikungunya e zika vírus. É o momento de enfrentarmos essa situação”, frisou o prefeito.

No último sábado (1°), um mutirão de limpeza foi feito no Mário Raiter. Um dia antes, em uma das casas do bairro foram encontrados lixos espalhados por todo o quintal, como latinhas de bebidas, vasilhames e outros depósitos que acumulam água parada, locais onde o mosquito nasce e se desenvolve. As imagens surpreendem (veja AQUI).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso