Geral

Águas de Sorriso apresenta proposta de investimento de R$ 150 milhões

Água, esgoto, planejamento, reequilíbrio financeiro, revisão de contrato de concessão. Na manhã desta quinta-feira (18 de agosto), o prefeito Ari Lafin recebeu o vice-presidente regional da holding Aegea, Guilhermo Deluca; o diretor-presidente da Aegea MT, André Bicca, o diretor-executivo da Aegea MT, Leonardo Menna; e demais integrantes da Águas de Sorriso para voltar a discutir a necessidade no novos investimentos para o Município.

Junto com o prefeito, participaram da reunião o secretário de Governo, Hilton Polesello, que preside o Comitê de Gestão Hídrica e Esgotamento Sanitário; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager), Evandro Vosniak; os secretários Milton Geller (Obras e Serviços Públicos); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil); o procurador-geral do Município, Eslen Parron Mendes; o economista da Prefeitura, Ednilson Oliveira, e outros servidores municipais.

“Estamos dispostos a resolver a situação até o fim do ano”. A frase foi proferida por André Bicca, que apresentou o esboço do plano de investimentos relativo a esgotamento sanitário até 2030, quando se encerra o contrato de concessão. Pelo planejamento da concessionária, a universalização do acesso ao esgoto deve se dar de maneira gradativa e demandará investimentos de R$ 157 milhões.

“Um contrato tem que servir a todas as partes, temos convicção que vamos chegar a um entendimento e quero reafirmar nosso compromisso de acompanhar o processo de crescimento de Sorriso”, asseverou Guilhermo.

“Vamos seguir com esta agenda permanente de trabalho, dialogar, verificar que pontos terão de ser balizados na Justiça e, principalmente, fazer tudo isso garantindo que todo cidadão sorrisense seja plenamente atendido com o fornecimento de água”, destacou o prefeito, reforçando que falar sobre o esgoto é extremamente urgente e necessário, mas que, enquanto este planejamento é feito, detalhado, executado, o fornecimento de água não pode ser interrompido de forma alguma.

A garantia que água tratada não deve faltar nas torneiras de sorrisenses de todos os cantos da cidade foi reafirmada pelos executivos da concessionária. “Aumentamos de maneira considerável o volume de captação de água em Sorriso”, afirmou Guilhermo.

Para que uma análise técnica possa ser feita e, a partir disso, decisões possam ser tomadas, o presidente do Comitê solicitou que a projeção apresentada nesta manhã seja formalizada em um documento. “A partir daí, equipes técnicas da Prefeitura e representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso (Condess), devem se debruçar sobre o material para verificar se é viável ou não o atendimento à solicitação da concessionária”, detalhou Polesello.

O reequilíbrio financeiro solicitado pela concessionária consiste no reajuste de 170% da tarifa e mais 30 anos de concessão. “Verificamos a disposição da Aegea em dialogar e rever uma série de questões para que possamos avançar até chegar a um consenso que seja bom para a empresa, bom para o Município e, principalmente, que garanta o pleno atendimento de cada um de nossos quase 120 mil habitantes”, reiterou o prefeito.


Autor: Da Assessoria