PODER EXECUTIVO

1º Encontro de Apicultura mobiliza produtores de Sorriso e região

Produtores de pelo menos quatro cidades da região norte de Mato Grosso participaram do 1º Encontro de Apicultura que aconteceu na sexta-feira (8), no Centro de Eventos Rota do Sol, em Sorriso.

Promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), por meio do programa VitaMel, o encontro reuniu especialistas do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT); da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e; da empresa Bayer Schering Pharma.

“O mel é uma marca importante para o agronegócio por mostrar para o Brasil e o mundo que nós buscamos produzir de forma sustentável e com responsabilidade ambiental. O evento de hoje comprova isso”, disse o prefeito Ari Lafin ao ressaltar o protagonismo do setor apícola de Sorriso, um dos primeiros a receber duas certificações, sendo elas; o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT) e o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Para o secretário municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella, a troca de experiências entre os apicultores da região, conciliado aos investimentos em tecnologia e assistência técnica oferecidos pelo programa VitaMel, foi fundamental para contribuir com o aumento da produção de mel.

Implantado em 2017, o programa atende 53 apicultores que juntos produzem anualmente em torno de 30 mil quilos de mel.

“A apicultura é uma cultura muito sensível e sua integração com a lavoura é essencial para toda cadeia produtiva. A união entre produtores e a correta aplicação da tecnologia são fatores que influenciam no manejo adequado que, por sua vez, reflete na segunraça do setor apícola”, pontua Zanella. 

“Cerca de 80% da polinização ocorre por meio das abelhas. Ou seja, onde tem abelhas tem produção de alimentos. Onde tem abelhas tem ar puro!”, completa o adjunto da pasta, Enivaldo Golmini.

Proprietário de 250 caixas de abelha, o apicultor Darci Nicaretti, reforçou a necessidade da integração entre a apicultura e a produção agrícola.

“Eventos dessa natureza são importantes para esclarecer dúvidas e auxiliar num melhor manejo das colmeias. Esperamos que as orientações repassadas hoje aqui, sejam seguidas por todos”, avalia.

Também prestigiaram o evento, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Reginaldo de Souza